Cuidados com o seu Patins TRAXART

23 de Março de 2018

Todos os modelos dos patins Traxart, seja ele um patins inline ou patins quad, exigem certos cuidados para prolongar sua duração e desempenho. Seu melhor amigo merece ser bem tratado regularmente para que continue lindo e dure por muitos anos!

Para isso, daremos nesse post algumas dicas para você cuidar bem dos seus patins... 

MAS PRIMEIRO O AQUECIMENTO… 

Você conhece todas as peças que compõem seu patins? 

Conheça as peças do patins

Conhecer a composição do patins é fundamental para identificar as necessidades de manutenção preventiva dele. A foto abaixo mostra o exemplo o Patins Street Traxart: Black desmontado, mostrando cada componente, sendo eles:

 

1 - Parafuso da roda | 2 - Rolamentos | 3 - Rodas | 4 - Parafuso e Porca de Base | 5 - H-Block | 6 - Chassis (ou base) | 7 - Parafusos e porcas do soul plate | 8 - Soul Plate | 9 - parafuso do H-Block | 10 - Palmilhas | 11 -  Chaves Y e Arlen | 12 - Bota Externa | 13 - Rebite Lateral | 14 - Cuff | 15 - Fivela | 16 - Cadarços | 17 - Bota Interna

 

E agora vamos os cuidados...

1 - Limpeza

A limpeza dos patins deve ser feita regularmente pois conforme andamos com ele, ele vai acumulando partículas de sujeiras entre as rodas e rolamentos que reduz o desempenho do patins e até “força” os componentes internos causando um desgaste maior. Não há um tempo pré determinado para a limpeza, porém é necessário fazê-lo com frequência para evitar problemas ou que você tenha que substituir certas peças antes do tempo. 

 

Os clientes Traxart já devem saber que nossas lojas oferecem a limpeza gratuita do Patins sempre que necessário, certo? Para quem não sabia, #FICAADICA 

 

Para quem deseja efetuar a limpeza em casa, também é super possível. É um procedimento relativamente simples, demanda um pouco de cuidado e atenção para não perder nenhuma peça ou parafuso, pois é preciso desmontar algumas partes do patins. Basta remover as rodas com uma chave adequada, soltar os rolamentos de dentro das rodas, utilizar uma flanela ou pano limpo de sua preferência e retirar toda a sujeira com o pano levemente umedecido.

 

Veja o filme ilustrativo: 

Quanto às botas dos patins, estas são fabricadas em diversos materiais que na maioria dos casos NÃO devem ser limpos com sabão, então a primeira opção de limpeza deve sempre ser um pano levemente umedecido. Para os patins em couro e camurça, existem produtos específicos para hidratar o material (você pode adquiri-los em sapatarias).  Nas lojas Traxart você encontra a venda também um desodorizador que pode ser utilizado para remover o mau cheiro de suas botas, equipamentos de proteção e também até de seus tênis e mochilas.

2 - Aperto das rodas

É importante TODAS às vezes em que você for andar de patins, fazer uma checagem no aperto dos parafusos para evitar que algum parafuso se solte no momento em que você estiver andando. Este é um procedimento rápido e fácil que pode ser feito com a chave que vem na caixa de alguns patins, ou você também pode adquirir chaves adequadas nas lojas Traxart. 

3 - Rodízio de rodas

Dependendo da forma de utilização ou local de utilização do patins pode ser que as rodas da frente desgastam mais rápido que as de trás. Ao adquirir um patins Traxart você recebe um manual sobre como fazer o rodízio de rodas coloque-o em prática sempre que possível. E se você não sabe onde o guardou aqui vai um lembrete:

 Patins INLINE

Rodízio de Rodas Inline

 PATINS QUAD

Rodízio de Rodas Quad

4 -  Utilize seu patins em locais apropriados

Dentre a grande variedade de patins que oferecemos, temos modelos que se adequam a diferentes tipos de solos, por causa da fabricação das rodas. Nem todos os patins são indicados para asfalto, alguns vem com rodas próprias para pistas e superfícies lisas, sendo eles nossos modelos para recreação/passeio, fitness e alguns modelos quad, que contém rodas de dureza maior, portanto, se você utilizar um patins com essas rodas um pouco mais duras no asfalto elas irão gerar um grande atrito e consequentemente desgastar mais rápido. Algumas rodas mais macias, podem ser utilizadas além de pistas e superfícies lisas, em asfaltos e ciclovias, mas recomendamos sempre atentar-se quanto a pista: quanto mais acidentado for o asfalto, maior a chance de desgaste da roda, prefira asfaltos novos e lisos.  Nossos modelos que já são fabricados com rodas que podem ser utilizadas no asfalto são os das linhas Freestyle e Street / Vertical, além de alguns modelos de Quad’s como por exemplo: Glitter, TR, X-tyle que possuem rodas mais macias.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a temperatura do asfalto, se quiser prolongar ainda mais a vida útil de seu patins, dê preferência para patinar em locais abertos em horários cuja a temperatura do sol não esteja a pino; no caso os horários ideais são pela manhã, final da tarde e à noite.

5 - Guarde bem seu patins

Os nossos patins são fabricados em plástico extremamente resistente, mas indicamos sempre guardá-los em local seco e arejado. Também não é legal deixar um patins parado por muito tempo, apesar de resistente, plástico é um material que tende a ressecar. Mantenha-o limpo e em local arejado nos intervalos da patinação, mas mesmo que de vez em quando, tire ele do lugar para dar uma voltinha. 

Agora você já está pronto para cuidar de seu patins da forma adequada. Seguindo essas dicas seu patins pode ser seu companheiro por muitos anos!

Até a próxima!